A Riqueza do Nióbio, a rara poeira de prata. 🇨🇦 parte 5

FB banner Niobio.jpg
Se você nāo conhece esse assunto, recomendo a leitura até o final. Nióbio é um elemento químico metálico representado na tabela periódica como Nb, ele é uma poeira de cor prateada, com elevado ponto de fusão utilizado em altíssima tecnologia na indústria bélica, espacial, aeronáutica, ressonância magnética, acelerador de partículas, super condutores, ele é mais caro que o ouro no comercio mundial.

As reservas naturais desse tesouro existem em apenas 2 países, o Canada possui 2% de Nb no mundo, essa mina está na província de Quebec há 46 anos.

E pasmem, o BRASIL tem 98% da reserva natural de Nb do mundo!!! A CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração gerencia esse tesouro. As reservas estão no Amazonas (21%), na cidade de Sao Miguel da Cachoeira e Presidente Figueiredo, Minas Gerais (75%) na cidade de Araxá e Tapira, e por fim em Goiás (3%) em Catalão e Ouvidor. 

O já falecido deputado federal Enéas Carneiro falava sobre isso em 2006 dizendo que só a riqueza arrecadada do Nb no Brasil era suficiente por ampliar significativamente a riqueza econômica do Brasil por séculos. Mas ao contrario disso, em 2011 a CBMM vendeu 30% da empresa para um grupo de empresas chinesas, japonesas e sul coreanas. A CBMM exporta há 60 anos num preço ínfimo, onde as industrias mundias compram e fazem suas próprias reservas estocadas de Nb. Na prática basta usar um punhadinho de 100 gramas de Nb no meio de uma tonelada de aço e a liga se torna muito mais forte e maleável em carros, pontes, turbinas de aviões, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais, catalizadores e tudo o que é eletrônico ou leva aço se torna um alto nivel de tecnologia com um pouco de nióbio. Os foguetes mais avançados do mundo levam nióbio. 

Assista o vídeo o que foi apresentado na Câmara, pelo Bolsonaro (não tenho partido politico nao, é apenas a apresentação do problema na Camara) https://youtu.be/i-zoQ5tqAxw

Dep. Enéas ja falava sobre esse assunto https://youtu.be/2FErP2FKRqo

“O Brasil detém praticamente todo o nióbio do planeta, mas este potencial é desaproveitado" Monica Bruckmann, professora do Departamento de Ciência Política da UFRJ


topo